notícias

O uso do sobrenome comum na união estável

Muitas pessoas que vivem em regime de união estável infelizmente ainda desconhecem muitos dos seus direitos. É o caso da alteração do nome, ou inclusão do sobrenome.

 

É sabido que quando uma pessoa casa com alguém tem o direito ou opção de acrescentar o nome da outra. No entanto, a novidade consiste no sentido de que o homem também pode adotar o sobrenome da esposa.

 

Poucos sabem que essa possibilidade também existe nas relações de união estável. E mais: a alteração é feita de forma administrativa, ou seja, em cartório. O ideal é constituir um advogado para formalizar os termos da união. O procedimento é feito mediante escritura pública.

 

No momento de fazer o registro é possível, mediante requerimento das partes, proceder a modificação do nome, acrescentando o sobrenome do parceiro. Tudo isso pode ser feito administrativamente, sem necessidade de ação judicial. Se você já vive em união estável e desconhecia esta possibilidade, também pode solicitar a inclusão do sobrenome do seu companheiro.

 
 
Voltar
 

Cartório MÁRIO FERRARI

Rua Pinheiro Machado, 2018
Centro Comercial Magus
Caxias do Sul - RS - Brasil
(54) 3025.6773
(54) 3021.9777

Horário de Atendimento:
De segunda à sexta das 09h às 17h
* Sem fechar ao meio dia

Possuímos convênio com o estacionamento da parte inferior prédio.

Aceitamos Cartões de Débito

Siga-nos

Acessos até hoje:
Contador de acessos