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CARTÓRIOS: MENOS BUROCRACIA E MAIS CONFIANÇA
03 DE FEVEREIRO DE 2022
A avaliação positiva é consequência do esforço dos profissionais em aprimorar o sistema extrajudicial
Os cartórios lideram a confiança dos usuários na comparação com outras instituições do país, segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Datafolha para a Associação dos Notários e Registradores do Brasil - Anoreg-BR. A satisfação dos clientes, incluindo os setores público e privado, se deve à agilidade, segurança e confiabilidade nos serviços prestados, desburocratizando e facilitando o cotidiano da população.
Questões que antes precisavam passar por outras instâncias agora são resolvidas pelos cartórios, reduzindo o tempo de espera e tornando mais prática a resolução de demandas. É o caso do apostilamento de documentos para uso no exterior ou obtenção de dupla cidadania. Antes era preciso deslocar-se até o Itamaraty ou a escritórios regionais do Ministério das Relações Exteriores. A espera demorava meses. O serviço agora é prestado por cartórios de todo o Brasil. De acordo com um balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos últimos meses foram realizados 837.657 mil apostilamentos nos cartórios brasileiros.
Os Tabelionatos de Notas também são autorizados a realizar divórcios, separações, testamentos, inventários e partilhas. Um divórcio, por exemplo, costumava demorar cerca de dois anos, e hoje pode ser concluído no mesmo dia. Um inventário, que podia levar até cinco anos para ficar pronto, agora é elaborado em até uma semana.
A ata notarial, utilizada como prova oficial em ações e processos, é outra grande facilidade oferecida pelos cartórios. O documento auxilia a população e o próprio Judiciário a solucionar conflitos, como nos casos de comprovação de posse de imóveis através do usucapião, e no combate a crimes, como bullying na internet e pedofilia.
A avaliação positiva - 77% dos entrevistados consideraram os cartórios ótimos ou bons -, é consequência do esforço dos profissionais em aprimorar o sistema extrajudicial. A mesma pesquisa apontou que 74% dos usuários são contra mudanças no atual sistema. Quanto menos burocrático, mais o serviço ganha em qualidade.
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